Postado por : Thainá 28 setembro 2013


O blog acha super legal posts com temas interativos aonde os seguidores gostem de ler e de participar dando sua opinião livremente, desde que respeite a do próximo, claro. Então nós bolamos esse post, Debate Quatro Amigas, aonde quatro pessoas de nossa equipe irão se juntar e conversar sobre um tema. Seja ele cultural, literário, urbano, cinematográfico e etc. Sintam-se livres para participar desse post dando seus comentários, opinião, tirando dúvidas e dando ideias até mesmo sobre os próximos temas. Vale lembrar que essa é uma opinião de diferentes pessoas sobre um mesmo assunto, e é mais do que normal ter divergências entre elas, porém sempre com respeito!

O tema dessa semana será: LIVROS FÍSICOS X E-BOOKS!

Patricia Gonçalves | Colunista
A questão dos preços é absurdamente diferente, então nesse ponto os e-books saem na frente. Fora que também são mais "ecológicos" por não precisarem de papel e não ocupam espaço fisico. O que peca é que alguns grupos fazem traduções não oficiais com fontes horríveis e erros grotescos de português, fora o cansaço visual de ter que ficar olhando pra tela. Mas livros físicos tem toda uma magia, tem o cheiro, dá pra carregar na mão, ficar admirando na prateleira e se for um livro técnico (com temas de faculdade e tal, não-ficção), dá pra fazer anotações do que achou mais importante, grifar e tals... Fora que não dá aquele medo de ser assaltada quando se está lendo pois é apenas um livro e não um livro dentro de um iPad ou notebook.


César L. Gomes | Resenhista
Falar sobre esse tema na verdade abre um leque de possibilidades né? Existe "N" fatores. Eu mesmo me ponho em uma situação imparcial. Pois leio tanto livro físico como e-books ... mas tem alguns pontos que se tem que se considerar.
(1) Tem a questão do dinheiro. Quase ninguém tem a possibilidade de pagar 40$ em um livro (60$ dependendo da editora - tipo Rocco);
(2) Comodidade; muita gente acha melhor ler em e-book por isso. Tipo, você tem um kiddle um Kobo ou um e-leitor afim. Você compra o e-book e ele vem instantaneamente para você, não tem que esperar a boa vontade dos correios, isso em parte é um ponto positivo também.
(3) Há tem item tempo; muitas séries demoram para ser lançadas aqui (há de se considerar o caso dos direitos autorais pela editoras e blá blá blá), Digo como leitor de também, por isso os e-books facilitam a nossa vida .Porque pessoas ansiosas (como eu) não precisam esperar a bondade dos grupos editoriais para lançar a série. Tem duas séries que eu espero o livro sair aqui no Brasil a quase 2 ano, as respectivas editoras não se pronunciam. Eu mesmo terminei de ler as mesmas em e-book.
Relativos a livros impressos é bom. Pois a pessoa gosta de ter ele ali em mão ... visível (tem pessoas que gostam de cheirar livros e tal) e sempre é bom. Mas livros digitais é mais pela comodidade mesmo. Porque na maioria das vezes uma vez lido os e-book você não volta a lê-lo (digo por mim). UM livro físico não, é diferente. O fato tê-lo em mão já lhe incentiva. E olha, que só vale a pena ler em e-book se você tiver um leitor portátil, porque ler no PC chega ser cansativo. Pois e se for que nem no meu caso, que a pessoa tem que dividir o pc com mais 2 pessoas? Então acho que essa questão é 50% pra cada. Ambos são bons, ambos tem seus pontos negativos e positivos ... só depende como leitor vai usar-lo.


Bruna Souza | Administradora
Bem, eu tinha aversão a e-books, achava tão chato ter que ler no pc ou celular, mas acabei me rendendo. Mas vou logo dizendo, gosto de ler livros que ainda não foram publicados aqui no Brasil, apesar de que tem exceções como Belo Desastre, que li em e-book e ameeei tanto o livro que comprei o físico sz
Já os livros físicos são outra historias, eles tem magia, eles irradiam magia, um tipo de magia que... bem, não tem palavras, só em tocar em um livro, você já se vê viajando para outros mundos.
Para mim a diferença é obvia, apesar de como já disseram aqui, os ebooks tem a vantagem de serem ecológicos, e gosto disso, mas prefiro mil vezes os livros físicos sz


Priscila Silva | Colunista
Bom, eu gosto dos dois, apesar de os e-books serem cansativos de ler, pois mesmo sendo lido em celular, pc, ou tablet, a luz do aparelho cansa muito a visão. Mas, eu particularmente gosto, e se não fosse pelos e-books, eu não teria lido nem 100 livros. Isso porque eu nunca tive dinheiro para comprar livros físicos, e na minha escola, que era pública, a biblioteca era fraquíssima. E eu sou do tipo de pessoa que gosta de uma boa história, e não um livro sem pé nem cabeça.

Os e-book naquela época, quando eu tinha uns 12 anos me salvaram de uma depressão horrível em que eu estava metida. Um dia, eu fui visitar minha mãe no trabalho, que na época trabalhava em uma lan house, e como eu sempre soube navegar, fui procurar novos títulos para ler, até que me deparo com um site onde era possível baixar - e gratuito!! - milhares de títulos em e-book. No outro dia, eu fui lá e baixei 280 livros. E como eu não fazia nada, só estudava passava à tarde e fim de semana lendo, incessantemente, no computador do meu avô. Preciso dizer que foi maravilhoso? Conheci Nora Roberts, Nicholas Sparks, Clive Staples Lewis, Agatha Christie, Alyson Noël, Emily Brontë, e muitos outros. Histórias fantásticas, histórias entediantes, enigmáticas, misteriosas, românticas... E confesso que até hoje eu baixo livros gratuitos.

Porém... eu prefiro os livros físicos. Te-los em mãos, poder cheirar, tocar, passar as folhas e deixar aquele aroma de história boa nos refrescar o rosto, é outra coisa. Amo tanto os poucos que tenho, que muitos deles são e ficam ensacados. Questão de cuidado, já que minha casa é muito úmida. E leio, releio...

Uma pena que hoje, mais do que nunca, os livros estão excessivamente caros! Dar valor ao trabalho é uma coisa, mas cobrar 60 reais por um livro que é lançamento, sendo que daqui à um ano vai estar por 15, e que na internet vai estar disponível gratuito em 2 meses, é sacanagem! Acho que as editoras estão pesando a mão na hora de cobrar. Como as pessoas querem que os brasileiros leiam mais com esse absurdo de preço? Infelizmente e-book também se você for compra-lo também vai pagar um pouco caro. Já vi muitos por 50 reais. Eu acho que se as pessoas querem que os brasileiros se informem, e se acostumem, gostem de ler, acho que os preços deveriam baixar, e se não isso, que sejam feitas bibliotecas públicas com bons títulos. Porque a da minha escola, por favor, era horrível.

Então, resumindo eu gosto dos dois, mas prefiro os físicos, porém leio mais os digitais.

E aí qual é o seu TEAM?  LIVROS FÍSICOS ou E-BOOKS?!

Comentários
4 Comentários

{ 4 comentários... comente você também }

  1. Eu concordo com alguns pontos a favor dos ebooks, como serem mais ecológicos e mais gentis com nosso bolso, ou a disponibilidade dos que não foram lançados por aqui ainda. Mas não adianta, sou antiquada no que diz respeito a leitura, gosto de sentir o livro, fazer minhas marcações (com post it obvio, nunca tinta), sentir o cheirinho de livro novo quando chega... Não sinto a mesma emoção lendo em ebooks. Mas não sou do tipo radical, do time dos que pensam que é um crime hediondo ler ebooks, só prefiro os físicos, é uma escolha pessoal.

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olha, eu sou TEAM LIVROS FÍSICOS, acho que eles são muito melhores que os e-books, eu preciso segurar, cheirar, ficar observando na estante, e com e-book não dá pra fazer isso.
    Os e-books estão chegando aos poucos e ganhou o espaço deles, e acho que os dois vão fazer um belo par, um completando o outro.
    Beijos!

    Gustavo Valim
    http://jantandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Achei que nunca ia me acostumar com os E-books. Depois que comprei o meu mudei completamente de ideia, estou adorando.

    Estou seguindo seu blog para acompanhar as atualizações e sempre que puder fazer uma visita.
    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu leio dos dois..AMO os fisícos porque posso pegar, colecionar e sentir..mais leio MUITOS EBOOK´s tb... Dinheiro não nasce em árvores também né ? rsrs

    ResponderExcluir

^

- Copyright © 2013 Quatro Amigas e um Livro Viajante - Hospedado pelo Blogger -