Postado por : Thainá 16 maio 2014

Título: O Enigma das Estrelas
Saga: Clube dos Mistérios #1
Autor: F.T. Farah
Páginas: 160
Editora: Geração Jovem
Resenha por: Thainá Cristina
No primeiro livro de cinco, da saga Clube dos mistérios da Geração Editorial, iremos conhecer Alfredo, Carola, Carmem, Jonas e Vicentinho. 5 amigos que todos os anos se reúnem durante as férias escolares de meio de ano em Minas Gerais, mais exatamente no misterioso Morro do Ferro, cidade natal de seus pais, que decidem durante um tradicional churrasco de boas-vindas liberar seus filhos para acamparem no Morro dos Anjos, deixando-os sob a responsabilidade de Jonas, o mais velho do grupo. Mas o que era apenas para ser uma gostosa aventura tradicional, se tornará uma experiência de outro mundo para esses jovens que estão apenas começando a descobrir sobre os mistérios e lendas desse misterioso local cercado de erosões, maldições e naves espaciais. 

Julgar esse livro na minha visão pessoal seria algo injusto já que obviamente o foco da escrita dele era atrair crianças/adolescentes, talvez de 10 a 12 anos, ao hábito da leitura. Então pra mim que já sou uma burra velha de 26 anos na cara opinar sobre o livro assim friamente, seria algo complicado de se fazer sem antes avaliar a proposta do autor F.T. Farah

Pensando assim tentei passar ele para que minha prima dessa faixa etária de idade pudesse estar lendo e me ajudando a dar uma visão mais adequada sobre o livro, mas infelizmente, minha prima que antes era uma leitora voraz e que aos seis anos (SIM, 6 anos!) lia mais livros que eu na época, foi picada pelo bicho transmissor da preguiça, o tal do Facebook, e desde então deixou os livros de lado. E foi ai que percebi o quanto é importante termos livros voltados para esse público, porque apesar de muitos livros serem classificados como um infantojuvenil, poucos realmente são voltados exclusivamente para eles, com uma escrita que eles possam a vir a se identificar e não somente os adultos, que apesar de não serem o público alvo, são as pessoas que mais se identificam e compram livros desse gênero. 

Foi então que passei a ver o livro com outros olhos e consegui dar uma avaliação mais ampla sobre a proposta do autor que me encantou! O enigma das estrelas é um livro que deveria ter em todas as bibliotecas escolares brasileiras do ensino fundamental. 

Além de ter um trabalho gráfico belíssimo, e deixo aqui meus parabéns a Samuel Casal pelas lindas ilustrações no começo de cada capítulo, a história também é atraente aos jovens, envolvendo aventuras e mistérios de forma educativa, com diversas anotações do autor espalhadas pelo livro. Anotações como: O que não pode fazer em um acampamento, sobre a teoria dos Homens de Preto, sobre ets, sobre lendas e etc.


Não posso deixar de dar meus parabéns também ao F.T. Farah pela bela proposta e a Geração Editorial por acreditar e investir nela. 

Comentários
11 Comentários

{ 11 comentários... comente você também }

  1. Gostei da maneira com que você introduziu a leitura deste livro, pois costumamos a ver sempre os livros com olhos adultos, e tem livros como este (para os adolescentes e pré-adolescentes) que devem ser lidos com a roupinha de criança... E sim eu concordo com você que eles deveriam ser colocados em escolas a fim de incentivar a leitura!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Thay *-*
    Eu vi alguns comentários falando do livro sobre ele ser voltado ao público infantil...Mas acho que poucos souberam falar da importância dele para esse público. PARABÉNS por isso. Quando começei a REALMENTE ler de pegar um livro atrás do outro foi na faixa etária dos 10 anos e uma boa história com temas do universo dessa faixa etária é que nos atraia nessa época.
    Acho que a editora acertou na escolha do livro e que os guris *rs* deveriam aproveitar a chance de se ter um bom livro e jogar no universo da leitura.

    ResponderExcluir
  3. Ja vi muitas resenha deste livro parece ser bom porem o enigma das estrelas não é um livro que eu acho que vou gostar, tem uma historia que é voltada mais para o publico infantil...
    Mais vou indica-lo para minha tia, presentea o filho dela *-* acho que ele sim vai fazer bom aproveito do livro :D

    ResponderExcluir
  4. Confesso que não me interessei pela trama do livro, como você mesma apontou o público alvo é para adolescentes, com seus 12 anos.
    Mas, achei bem interessei o autor ter colocado curiosidades, algumas lendas e belas ilustrações. Esses "artifícios" ajudam a estimular a leitura, deixando-a mais dinâmica e interessante.
    A minha prima mais nova, com seus 18 anos, também não tem o hábito de ler, também por causa das redes sociais...uma pena.

    ResponderExcluir
  5. Logo no inicio quando soube sobre o lançamento do livro não fiquei muito interessada por ser uma história para o público infantil e adolescente porém comecei a ler algumas resenhas e algo me despertou para ler esse livro. Acho importante livros que prendam a atenção das crianças e os adolescentes para o gosto da leitura, hoje em dia muitos só se importam com as redes sociais e esquecem que a leitura é importante. Gostei bastante da proposta do autor com esse livro e lerei com certeza.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Não tenho vontade de ler esse livro, mas parece ser uma boa leitura para quem está começando a ler. Pela foto e pela sua descrição, o livro parece ser perfeito para chamar a atenção das crianças. Com o facebook, é mais difícil ver adultos lendo, por isso sinto que os livros para crianças devem chamar ainda mais a atenção do que antes, para competir com a internet.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. O livro parece bem legal e tal, mas achei meio surreal essa história deles acamparam de noite num lugar que eles nem conhecem . Mas eu acho que leria o livro.

    ResponderExcluir
  8. Eu sou doida para ler esse livro e incluir meu filho de dez anos na leitura. Nessa faixa etaria, o trabalho grafico e algumas poucas figuras sao ainda essenciais. Meu filho leu os Livros do Diario de um Banana, confesso que tive que insistir um pouco, pois realmente a internet esta ai, xbox, celulares com jogos, etc.... Trouxe para ele toda trilogia do Percy Jackson, mas eu que tive que ler. Gosto de ler os mesmos livros que eles, pois assim posso contando fatos que va interessa-lo a continuar a ler. Quanto ao livro, realmente os pais deixarem crianças acamparem sozinho com doze anos é meio surreal, mas se for ver, o Percy Jackson tambem tem doze anos nos livros iniciais, assim como Harry Potter.

    ResponderExcluir
  9. A primeira vista pensei, que capa incrível, mas é muito infantil para o meu estilo de leitura (que pela minha profissão é até feio de falar) e também sou uma burra velha de vinte anos huahuahuahua.
    Magina, somos novas! u.u Mas para falar sem analisar a proposta é difícil mesmo, porque na nossa cabeça não faz sentido mesmo os pais deixando essas crianças sozinhas (se bem que com onze anos eu já pega ônibus, mas foi num contexto de total necessidade)
    Agora estou pensando muito o contrário, inclusive estou com vontade de ler junto com a minha irmã ainda mais por ser curtinho, já que ela também é constantemente picada pelo bicho da preguiça e nem é o facebook, qualquer coisinha a distraí e olha que ela gosta muito de ler.
    Essa série tem cinco livros :O
    Só fui descobrir que o livro era nacional pela sua resenha, porque pelo nome do autor nunca ia me tocar.
    Realmente, as bibliotecas de E.F. deveriam ter mais livros assim, mas nessa realidade brasileira, muitas escolas infelizmente nem tem uma biblioteca :/

    bjs

    ResponderExcluir
  10. Amo esses livros de aventura juvenil, sério. Um dos meus gêneros favoritos.
    Devoro o livro rapidinho, porque me prende mesmo =)
    E desde o lançamento deste estou de olho, parece incrível!!!
    E que livro lindoooooo, a editora está de parabéns.

    ResponderExcluir
  11. Sabe que eu já tinha visto esse livro em vários blogs, mas nunca tinha lido uma resenha sobre ele, e acho que nem a sinopse... rsrs
    Menina, fiquei surpresa de verdade ao saber que é um livro mais voltado para o publico de 10 a 12 anos. Tenho uma sobrinha de 10 anos que adora ler e vive me pedindo livros, mas eu nunca sei quais comprar. Esse será uma boa opção.

    Bjok

    ResponderExcluir

^

- Copyright © 2013 Quatro Amigas e um Livro Viajante - Hospedado pelo Blogger -